Com o objetivo de reforçar a segurança e o acolhimento da mulher durante a folia, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) inicia, nesta sexta-feira (13/2), o funcionamento da “Cabine Rosa”. A iniciativa é um canal especializado dentro do teleatendimento de emergência 190 para atendimento às mulheres vítimas de importunação sexual, assédio e outros crimes similares.
O espaço é uma inovação da corporação para o período carnavalesco e contará com policiais militares femininas devidamente capacitadas com base no Procedimento Operacional Padrão (POP) da corporação, que estabelece diretrizes claras para uma escuta qualificada, empatia, acolhimento, correta triagem das chamadas e adoção das providências operacionais necessárias.
Instalada no Centro de Operações Policiais Militares (Copom), em Belo Horizonte, a “Cabine Rosa” representa uma inovação da PMMG e soma-se ao aparato de acolhimento já existente, que inclui viaturas em patrulhamento, policiamento a pé, Bases de Segurança Comunitária (BSC), unidades policiais militares em todos os níveis e a Radiopatrulha de Proteção à Mulher.
“A comunicação e a escuta qualificadas são fundamentais neste serviço. Queremos que a mulher se sinta segura para pedir ajuda, sabendo que do outro lado há uma profissional preparada para acolher e dar a resposta operacional mais adequada”, destacou a porta-voz da PMMG, capitão Edilaine Carvalho.
“A PMMG reforça que qualquer prática de violência sexual é crime e será tratada com o rigor da lei. Mulheres que se sentirem ameaçadas ou vítimas devem acionar imediatamente o 190 ou utilizar o Emergência MG por meio do aplicativo MG App”, reforçou a porta-voz.
A Cabine Rosa reafirma o compromisso da Polícia Militar de Minas Gerais com a proteção da mulher e com a promoção de um Carnaval mais seguro e respeitoso para todos.
Fonte: Agência Minas
