Itabira se transforma novamente na capital da literatura com o início do 5º Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), que começa nesta quarta-feira (29/10) e segue até domingo (2/11). Com o tema “Literatura, Encruzilhada e a Rosa do Povo”, o evento homenageia duas grandes referências da literatura brasileira: Carlos Drummond de Andrade, pelos 80 anos da obra “A Rosa do Povo”, e Érico Verissimo, que completaria 120 anos em 2025.
Entre os convidados estão nomes consagrados como Inácio de Loyola Brandão, Conceição Evaristo, Milton Hatoum e Ana Maria Machado, que participam de encontros no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
A programação é totalmente gratuita e reúne uma diversidade de vozes e estilos literários, com curadoria de Bianca Santana, Jeferson Tenório e Sérgio Abranches. Também participam Ilan Brenman, Itamar Vieira Junior, Miriam Leitão, Paulo Scott, além das convidadas internacionais Teresa Cárdenas (Cuba) e Camila Fabbri (Argentina).
Além das mesas de debate, o público poderá conferir sessões de autógrafos, oficinas, exposições, atividades infantis e musicais, além do espaço “Flitabira da Gente”, que valoriza empreendedores e artesãos locais. Uma livraria montada especialmente para o evento também integra a estrutura do festival.
Autores independentes terão a chance de lançar seus livros gratuitamente, mediante a doação de dois exemplares às bibliotecas municipais — uma forma de fortalecer o acesso à leitura em Itabira.
O festival também mantém o Prêmio de Redação e Desenho Estudantil, que neste ano aborda o tema “A literatura na encruzilhada – O valor do livro e do escritor na vida de um país”. Os vencedores de cada categoria receberão R$ 1.000.
Apresentado pela Vale, por meio da Lei Rouanet, e com apoio da Prefeitura de Itabira, o Flitabira ainda conta com a parceria do Instituto Terra, fundado por Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado, para compensar as emissões de carbono do evento através do plantio de árvores nativas — reafirmando o compromisso do festival com a sustentabilidade.
Fonte: Jornal Tempo